10nov 2014

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL – EFA

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS DA AGRICULTURA FAMILIAR – CJAF

PROJETO: CADEIAS PRODUTIVAS NA AGRICULTURA FAMILIAR NO CENTRO-SUL TOCANTINENSE

 

RELATÓRIO FINAL DE DIAGNÓSTOCO

 

[1]Prof. Dr. José Pedro Cabrera Cabral

Universidade Federal do Tocantins

 

Introdução

            Desde o dia 31 de maio de 2014 até o dia 02 de agosto, no município de Rio Sono, 28 famílias integrantes de comunidades de agricultores familiares da região rural do município se reunirão quinzenalmente  na Escola Municipal Rural do Município para dar inicio a um processo de diagnóstico socioeconômico -produtivo com a finalidade de identificar potencialidades para o trabalho associativo em cadeias produtivas de: frango, melhoramento genético de gado leiteiro e frutas do cerrado.

As atividades iniciaram as 8:30 horas e concluíram as 17:00 horas. O levantamento de informações para a elaboração do diagnóstico esteve a cargo do Prof. Dr. José Pedro Cabrera Cabral da Universidade Federal do Tocantins – UFT e das colaboradoras Profa. Fernanda Beirão e da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da (UFT) Angelita Fernandes Pereira.

Os procedimentos metodológicos para a coleta das informações visando a construção do diagnóstico foram: a) a aplicação de um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas e; b) entrevistas com as lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Sono e das associações de produtores presentes. No total participaram 28 famílias totalizando um número de participantes diretos no encontro de 118 agricultores, sendo estes 51 do sexo feminino e 67 do masculino.

O objetivo destas atividades foi dar inicio a capacitação sobre Organização para o Trabalho Coletivo, Gestão de Empreendimentos Solidários e elaboração do Plano de

 

[1] Responsável pela pesquisa de diagnóstico das comunidades de Agricultores Familiares de Rio Sono, colaborador e parceiro do Projeto: “Fortalecimento da Agricultura Familiar a partir da geração de trabalho e renda nas cadeias produtivas do Centro-Sul Tocantinense”. Escola Família Agrícola de Porto Nacional – EFA, Centro de Capacitação de Jovens da Agricultura Familiar – CJAF – UFT – Programa Desenvolvimento & Cidadania, Petrobras.

Baixe agora mesmo uma versão completa so Relatorio Final Diagnóstico Rio Sono

Leave a Reply