Pedagogia da alternância

A pedagogia da Alternância é um processo metodológico de ensino aprendizagem que compreende tempos, espaços e formadores diferentes. A mesma consiste em períodos de formação no centro de Educação Familiar de Formação por Alternância – CEFFA, acompanhado pela equipe de monitores, alternado semanalmente com períodos de formação no meio familiar,profissional e comunitário articulado pelo conjunto de instrumentos pedagógico.

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Pedagogia da alternância

Os instrumentos pedagógicos são dispositivos metodológicos específicos que buscam associar os saberes do cotidiano com os conhecimentos científicos, em três etapas: meio sócio – profissional (experiência, observação, comparação, análise, saber empírico); o Centro de de Formação (conceitualização, sistematização, sistematização, saber teórico); o meio sócio – profissional (aplicação, experimentação e a ação transformadora). (PEREIRA, 1999).

O plano de estatuto, caderno da realidade, colocação em comum, visitas de estudos, intervenção externa, avaliação semanal, visitas as famílias, projeto profissional do jovem, estágios, acompanhamento personalizado e projetos multidisciplinar são alguns desses instrumentos.
Os temas geradores devem ser o ponto de partida para o estudo da realidade, por meio de pesquisa na comunidade d do aprofundamento na escola, à luz dos conhecimentos científicos, e retorno ao meio comunitário para as possíveis transformações da realidade pesquisada

Matriz da pedagogia da alternância

Matriz da pedagogia da alternância