Radio Escolar

RÁDIO CAMPO ABERTO

Apresentação:

O presente projeto foi elaborado após estudo da série Escola Faz Tecnologia… faz escola, veiculada no programa Salto para o Futuro da TV Escola; é parte integrante do Projeto político pedagógico da EFA e deverá ser trabalhado envolvendo estudantes e toda comunidade escolar. Pode passar por alterações anuais a fim de atender a demanda e atingir objetivos propostos para melhorar o processo pedagógico desenvolvido na referida U.E.

Justificativa:

A cada ano a tecnologia avança rapidamente e nem sempre conseguimos acompanhar tais evoluções. Uns nem sequer tem acesso ainda a muitos meios tecnológicos, outros o tem, mas não sabem utilizar os conhecimentos que podem ser aprendidos através desses meios para conseguir ter êxito em seus espaços sociais do cotidiano.
No âmbito educacional a tecnologia e suas linguagens vêm sendo introduzidas aos poucos, mas ainda não atinge a maioria dos estudantes das escolas públicas. No campo esta realidade é ainda pior, mas já é possível também perceber um crescente interesse e uso de tecnologias pelas pessoas.
O radio é um meio de comunicação muito usado pelo povo camponês para interação com a sociedade, porém ainda promove e divulga mais a cultura urbana deixando de lado ou valorizando muito pouco a cultura camponesa.
Este projeto propõe ampliar o uso dos recursos tecnológicos de áudio na escola garantindo acesso a todos os estudantes de forma planejada com objetivos claros e de acordo com a sua Proposta Política Pedagógica valorizando os saberes relativos à cultura camponesa, promovendo um espaço de interação para os estudantes e comunidade escolar durante o tempo de aprendizagem na escola.

Objetivo Geral:

Ampliar o uso dos recursos de áudio disponíveis, levando os estudantes a discutirem a linguagem utilizada pela tecnologia radiofônica, suas funções e utilidades na sociedade urbana e camponesa, bem como na formação sócio cultural dos indivíduos.

Objetivos específicos:

• Promover mecanismo para trabalhar a interdisciplinaridade.
• Levar o aluno a ler e produzir textos.
• Explorar habilidades artísticas.
• Desenvolver habilidades de atenção, concentração, cooperação.
• Desenvolver a habilidade da oralidade.
• Levar o aluno a reconhecer a importância das linguagens tecnológicas.
• Promover a interatividade entre a comunidade escolar.
• Reduzir a evasão escolar oferecendo ao aluno uma nova opção de aprendizagem e entretenimento.

Ações metodológicas

• 01 – Adquirir equipamentos a serem utilizados na rádio: Mesa de som, microfones, potência, micro system, gravador, CDs, caixas acústicas.
• 02 – Realizar oficina com os professores da Unidade de Ensino para treinamento de uso dos equipamentos a serem utilizados na rádio. E simulações de elaboração e apresentação de um programa.
• 03 – Realizar oficinas, por turma, com os estudantes, de uso dos equipamentos, simulações de elaboração e apresentação de um programa, aproveitando aulas e disciplinas mais ligadas aos temas pertinentes à implantação da rádio.
• 04 – Realizar estudos, dentro das disciplinas a fins, sobre o rádio: estações de transmissões, como funciona o radio, como se transmitem a onda de rádio, emissoras da cidade, a história do rádio no Brasil, o uso do rádio pelo camponês, etc.
• 05 – Realizar debates e ou palestras sobre a função do rádio e suas programações dentro do contexto atual. (nas disciplinas a fins)
• 06 – Criar um regulamento contendo critérios para uso e funcionamento da rádio.
• 07 – Montar programações com grupos de alunos para serem utilizadas na rádio durante o dia reservado para cada turma. (nas disciplinas a fins)
• 08 – Utilizar a rádio para divulgar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e projetos escolares.
• 09 – Adotar caderno de registros para as atividades desenvolvidas pela rádio a ser preenchido pelo grupo de alunos responsáveis pela programação do dia.

RadioEscolar

Cronograma das ações:

O projeto inicia-se no ano de 2013 realizando estas ações a partir de junho com continuidade nos anos seguintes.

Avaliação:

A avaliação poderá ser feita através de observações continuas dos trabalhos realizados, detectando e registrando os avanços e os pontos falhos para posteriormente serem aplicados mecanismos de correções dos insucessos e divulgação dos sucessos; portanto há de se avaliar o projeto:
• Nos momentos de reuniões periódicas, assembléias, conselhos etc.
• Através de pesquisa de opinião entre os estudantes, registrando e divulgando os dados obtidos.
• Através da observação do caderno de registro das atividades da rádio, se este for adotado.

Bibliografia/indicações de vídeos.

• Apostila Salto para o futuro: Série: Escola Faz Tecnologia…faz escola.
• Revista Nova Escola, maio de 2004.
• Enciclopédia Barsa: Rádio
• Vídeos: Salto p/ o Futuro: Escola faz tecnologia…faz escola, set/2004; O mundo cibernético de 2020 – TV Escola.