PRONERA

A EFA – ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL-TO EM PARCERIA COM O INCRA OFERTA PELO PRONERA OS CURSOS DE
MAGISTÉRIO DE NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO EM AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.
Os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização.
O objetivo principal do PRONERA é Fortalecer a educação nas áreas de Reforma Agrária estimulando, propondo, criando, desenvolvendo e coordenando projetos educacionais, utilizando metodologias voltadas para a especificidade do campo, tendo em vista contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável.
A EFA, que já entregou às comunidades camponesas do Tocantins, três turmas de Magistério de Nível Médio, estará capacitando no triênio 2014/2017, mais quatro turmas em dois cursos.

MAGISTÉRIO DE NÍVEL MÉDIO:
A Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO, em parceria como INCRA e a SEDUC assumiu a responsabilidade de ministrar o curso Magistério de Nível Médio, atendendo duas turmas com um total de 90 Educadores/as. Estes profissionais sairão habilitados para atuar na educação infantil (creches e pré-escolas) e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os quais contribuirão no desenvolvimento dos Projetos de assentamento e na efetivação de uma Educação do Campo de qualidade para as famílias assentadas pela reforma agrária.

TÉCNICO EM AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO:
Diante da realidade ambiental em que se encontra também a população tocantinense, principalmente os camponeses, a EFA assumiu oferecer-lhes um curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio que atenderá 90 estudantes, preservando a condição de educação básica como direito social, bem como situá-los especificamente em uma área técnica.
O profissional técnico em agroecologia atuará nas comunidades rurais nos seguintes aspectos: assistência técnica, extensão rural, empreendedorismo, recuperação de áreas degradadas, organização de sua produtividade entre outras funções que faz o produtor rural, respeitando as condições ambientais e melhorando sua renda.
Os referidos cursos serão ministrados nos meses de janeiro e julho utilizando a Pedagogia da Alternância. Os estudantes ficarão alojados na escola, sendo as despesas de alimentação, viagem e materiais didáticos pagas pelos projetos.
O público alvo dos cursos são agricultores (as) assentados (as) ou reassentados (as) pela reforma agrária.

PRONERA - Seminário de Abertura

PRONERA – Seminário de Abertura

PRONERA - Seminário de Abertura

PRONERA – Seminário de Abertura

PRONERA - Inicio do primeiro módulo

PRONERA – Inicio do primeiro módulo

PRONERA - Equipe em reunião para planejamento

PRONERA – Equipe em reunião para planejamento