Cadeias produtivas

Projetos

Geração de trabalho e renda na agricultura familiar

O QUE É
Este projeto é uma ação da EFA – Associação de Apoio a Escola Família Agrícola de Porto Nacional, proposto pelo CJAF, que investirá R$ 1.592.126,75, na potencialização dos processos de geração de trabalho e renda nas associações rurais do centro e sul tocantinense. Deste valor aproximadamente 90% será patrocinado pela Petrobras através do Programa Desenvolvimento & Cidadania 2012, selecionado no edital universal desta instituição. Tem como parceria a UFT-Universidade Federal do Tocantins e a FETAET-Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins que contribuirão com 10% de contrapartida do valor total do projeto, juntamente com a AEFA. A execução das ações do projeto serão no período de 01 de janeiro de 2013 a 01 de novembro de 2015.

QUEM SOMOS
AEFA – Associação de Apoio à Escola Família Agrícola de Porto Nacional. A AEFA é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária e de direito privado, composta por famílias, pais, mães e responsáveis legais de estudantes nela matriculados, egressos dos Cursos Profissionais, Ensino Médio e dos últimos anos do Ensino Fundamental da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO.
CJAF – Centro de Capacitação de Jovens da Agricultura Familiar, Implantado na escola Família Agrícola do Município de Porto Nacional – Tocantins em 2011 através do projeto patrocinado pela PETROBRAS, pretende ser lócus de referência em capacitação de jovens da agricultura familiar no estado.
UFT – Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional – TO
FETAET – Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado do Tocantins.
OBJETIVOS:
O Projeto tem como principal objetivo potencializar os processos de geração de trabalho e renda nas associações rurais do centro sul tocantinense através do fortalecimento de sua gestão pela formação de cadeias produtivas.

AÇÕES PREVISTAS
Fortalecimento da infraestrutura existente na CJAF; capacitação de 450 agricultores e jovens das associações através de cursos em processos de gestão, produção, comercialização, participação em cadeias produtivas; implantação de unidades de suporte e de serviços para assistir as associações participantes; implantação de unidades de produção nas associações para buscar melhorias na produtividade através da organização de cadeias produtivas, implementar melhorias efetivas na produtividade das associações através da oferta de assistência técnica e extensão rural; geração de trabalho e emprego para juventude rural egressa do Centro de Capacitação de Jovens da Agricultura Familiar da Escola Família Agrícola.

PUBLICO ALVO
Jovens e adultos alunos e egressos da EFA, agricultores familiares, assentados da reforma agrária e membros de associações.

IMPORTÂNCIA

Oficina do curso  "Empreendedorismo rural"

Oficina do curso “Empreendedorismo rural”

O projeto vem reforçar a proposta de educação do campo já consolidada pela EFA. Complementando e alicerçando as formações com ofertas de cursos voltados a capacitação de jovens em extensão rural e também na gestão em agricultura familiar, com expectativa em geração de emprego e renda através da organização de cadeias produtivas, visando, em ultima instância, fortalecer a agricultura familiar no estado.
CJAF
O CJAF – Centro de Capacitação de Jovens da Agricultura Familiar é um projeto patrocinado pela PETROBRAS em um valor de 1.288.000,00, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania 2011.

Ações realizadas pelo CJAF no período de 2011 a 2013

• Ampliou e reformou a estrutura física da EFA;
• Estruturou e equipou as unidades de ensino e produção da escola;
• Capacitou 350 jovens do Ensino Fundamental, Médio e Técnico em Agropecuária e 150 jovens egressos e egressas da EFA;
• Fomentou a formação de extensionistas rurais levando em consideração o desenvolvimento das tecnologias sociais e sua aplicação para melhoria da produtividade do trabalhador do campo.

Empreendedorismo rural

Empreendedorismo rural

Oficina  "Produção sustentável na agricultura familiar”

Oficina “Produção sustentável na agricultura familiar”

Realização: AEFA, CJAF ;
Apoio: UFT, FETAET, COMSAUDE, Secretaria de Estado da Educação;
Patrocinio: Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, Petrobras, Governo Federal