18ago 2015

A EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional no propósito de atingir seus objetivos e cumprir sua missão, dentro de sua visão de futuro, tem ampliado seus cursos e potencializado suas atividades, é claro, na maioria das vezes através das parcerias.A exemplo disto temos os cursos ofertados na instituição pelo PRONERA – Programa Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária: Ensino Médio na Modalidade Normal e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

No período de 22 de junho a 08 de agosto de 2015, houve aulas de ambos os cursos. E neste período, aconteceram dois eventos, que estimulam os estudantes a acreditar e desenvolver processos produtivos sustentáveis, que foram o I Encontro Tocantinense de Agroecologia -“Cultivando Agroecologia, Semeando Vida!” e a Viagem de Intercâmbio a experiências agroecológicas.

Visitas as experiências agroecológicas na Comunidade Matinha, em Guaraí-TO

Visitas as experiências agroecológicas na Comunidade Matinha, em Guaraí-TO

No primeiro evento, que ocorreu, entre os dias 25 a 28 de junho de 2015, em Guaraí, na comunidade Matinha, onde há um sistema de produção agroecológica, participaram estudantes e profissionais de ambos os cursos representando a EFA, a qual estava dentre uma das instituições organizadoras do Encontro e, no segundo, que aconteceu no período de 04 a 08 de agosto de 2015, participaram todos os estudantes e alguns dos professores do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, os quais visitaram várias experiências de produção agroecológica na região do Bico do Papagaio e Maranhão.

Os estudantes tiveram uma boa participação nas atividades. E a instituição na sua prática pedagógica procura incentivar os estudantes a aplicar estes conhecimentos adquiridos na escola e/ou nas oportunidades oferecidas por ela. Inclusive, realiza visitas de acompanhamento aos educandos com o objetivo de verificar os trabalhos técnicos (plantações, criações, geração de renda, estágios. Participação social etc.), observar a realidade sócio-familiar, conhecer os aspectos culturais, avaliar com a família o processo educativo da escola e o crescimento pessoal e social do educando. Nesta visita, a equipe também verifica e estimula a produção sustentável dos estudantes através de projetos coletivos/comunitários, colocando em prática seu aprendizado, ou melhor, os conhecimentos adquiridos na EFA.

Visitas de Acompanhamento aos Educandos – PA Vale do Barreira – Juarina

Visitas de Acompanhamento aos Educandos – PA Vale do Barreira – Juarina

A equipe pedagógica realizará as visitas de acompanhamento aos educandos dos cursos pelo PRONERA, no período de 15 de setembro a 30 de dezembro de 2015.
É uma atividade muito importante e que gera bastante expectativas nos educandos e educadores.
Enfim, é assim que a EFA faz para alcançar seus objetivos.

 

Por Rosilene Ferreira  

Leave a Reply