11fev 2015

O primeiro dia de aula do ano letivo de 2015 na EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional é sempre um dia festivo de acolhida para toda a comunidade escolar. É o dia em que os pais, a convite da escola, comparecem para entregar os filhos e conhecer a dinâmica de funcionamento da mesma.

 

Cerimônia de abertura, contou com a ilustre presença do Secretário de Estado Adão Francisco de Oliveira

Cerimônia de abertura, contou com a ilustre presença do Secretário de Estado Adão Francisco de Oliveira

 

Nesta segunda-feira, 9/2/2015, a cerimônia de abertura, contou com a ilustre presença do Secretário de Estado Adão Francisco de Oliveira que, com sua atitude e discurso, encheu a comunidade escolar de sonhos e de esperanças, posto que o mesmo, em nome do Governo Estadual, afirmou o compromisso em dar especial atenção às escolas que atendem as minorias, especialmente, a Educação do Campo. Dessa forma escolheu a EFA de Porto Nacional para a Abertura Oficial do ano letivo das escolas do campo.

 

Secretário Adão Francisco (Foto 1, primeiro da e/d) em visita às instalações.

Secretário Adão Francisco (Foto 1, primeiro da e/d) em visita às instalações.

 

Para o diretor Ozéias Cerqueira a presença do secretário de educação nesse primeiro dia letivo demonstra claramente um compromisso com a educação formal dos filhos e filhas dos agricultores familiares de 44 municípios atendidos pela EFA. E frisou: nesses 21 anos de EFA é a primeira vez que esse fato acontece.

A cerimônia contou com a presença de representantes de vários movimentos sociais, pais, estudantes, educadores, inclusive de várias outras escolas do município, demais parceiros e autoridades locais.

A EFA é uma instituição de ensino criada pela ONG COMSAUDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação que trabalha a educação do campo com base em quatro pilares: Pedagogia da Alternância, Associação das Famílias, Formação integral e Desenvolvimento Sustentável.

Na ocasião, representantes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, apresentaram a campanha “Carnaval do Bem” que traz o slogan É Mais Seguro, É Mais Legal, cujo propósito é diminuir os índices de violência, o consumo de drogas e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis durante a folia. É uma campanha em parceria com a Polícia Militar e os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que também estiveram presentes.

Leave a Reply