Quem somos

A EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO é uma instituição dede ensino que trabalha a Educação do Campo, compreendida como: pública no seu atendimento, estatal no seu financiamento e comunitária na sua gestão. Por meio da Pedagogia da Alternância, atende exclusivamente, aos filhos (as) dos agricultores (as) familiares residentes no campo, ofertando desde a Educação Básica até a Educação Profissional.

Sede da EFA - Escola Família Agrícola de Porto Nacional

Sede da EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional

 

Criada em 31 de janeiro de 1994, pela Organização Não Governamental COMSAÙDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, a EFA está situada no km 03 da rodovia TO 255, zona rural do município  de Porto Nacional – Tocantins.

A escola possui 3.365 m² de área construída, entre salas de aulas, biblioteca, laboratório  de ciências, sala de informática, dormitórios, refeitório, auditório, sala de professores, salas de coordenações, sala de direção, secretaria, banheiros e espaços de convivência em áreas abertas.

A propriedade, de 31,55 hectares de área de cerrado, abriga ainda unidades didáticas de práticas agrárias de: bovinocultura, suinocultura, avicultura, olericultura, fruticultura, apicultura, pastagens, viveiro, irrigação, jardinagem e culturas anuais como mandioca,milho e feijão. A instituição dispõe também de trator com os implementos agrícolas, caminhão, ônibus e veiculo próprio.

Atualmente, a EFA tem 238 estudantes regulamente matriculados de ambos os sexos do Ensino Fundamental II e do Técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Pelo PRONERA -Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, a escola deve ofertar, ainda em 2013, duas turmas de ensino Médio em Magistério e Técnico em Agroecologia.

Os atendidos são filhos e filhas de 223 famílias de agricultores (as) familiares, organizados em 28 associações, provenientes de 19 municípios – Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Palmas, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Esperantina, Ponte Alta do Tocantins, Nova Rosalândia, Caseara, Chapada da Natividade, Dois Irmãos do Tocantins, Fátima, Ipueiras, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Novo Acordo, Pium e Rio do Sono.

Este trabalho conta com os esforços de 43 profissionais da educação, que atuam nos diversos espaços da escola enas comunidades camponesas, tutoreando os estudantes nas atividades propostas para o desenvolvimento local sustentável.

A Escolas Famílias Agrícolas existentes no mundo se estruturam em quatro pilares: Associação das Famílias, Pedagogia da Alternância, Formação integral do jovem e o Desenvolvimento Local Sustentável.

 

 

 

HINO DAS EFAS

Autor: Antônio Baiano

Somos Escola Família
que sonha prosperidade
produção na prosperidade
por isso sua filosofia
sua pedagogia é interação
une teoria e prática
faz alternância na educação

Escola Família
a escola que todos desejam
que a gente almeja pra ser cidadão
Escola Família
um jeito novo de aprender
de poder viver nova educação

Quem vive essa pedagogia
Unindo escola e família
descobre a integração
a teoria se torna prática
prática educação
pai e mãe se tornam mestres
na EFA faz construção

Essa semente plantada
na agricultura familiar
faz nascer nova esperança
escola comunitária
nova semente brotar
educação libertária
o lema é participar